Conforme foi salientado pelo Sr. Presidente da União Portuguesa de Budo (UBU) - Sensei José Araújo - o 1º Estágio da APAE-BUDO foi "um acontecimento histórico", tendo cumprido plenamente os objectivos a que se propunha: - reforçar os laços de união entre os membros da Associação Portuguesa de Agentes de Ensino de Budo (APAE-BUDO) - sentir e praticar a essência comum de todas as Artes do Budo.
As sessões realizadas, de uma elevadíssima qualidade técnica, como seria aliás de esperar, dada a longa experiência dos Sensei intervenientes, foram as seguintes: - Yoga e Judo Tradicional: a cargo de João Camacho da Associação de Judo Tradicional de Portugal (AJTP) - Iaido: a cargo de Joaquim Mendes e Manuel Rodrigues da Associação Portuguesa de Iaido - Kendo: a cargo de Alexandre Figueiredo da Associação Portuguesa de Kendo -http://www.kendo.pt/ - Judo: a cargo de Leopoldo Ferreira da (UBU) - http://ubu.no.sapo.pt/ - Aikido: a cargo de: José Manuel Araújo da UBU, Jean Marc Duclos e Joana Duclos da Associação Portuguesa de Aikido e Disciplinas Associadas, http://www.apada.org/ Pedro Escudeiro da Associação Portuguesa Aiki-Shuren Dojo -http://members.tripod.com/~jalrnc/aikido/ Christophe Peytier do Aikido Sanjukan - http://www.sanjukan.org - Karate-do a cargo de Óscar Romualdo da UBU e José Patrão da Associação Shotokai de Portugal (ASP) - http://www.shotokaiportugal.com - , com uma participação especial de Alexandre Gueifão, membro da União Portuguesa de Budo e Presidente da ASP.
As sessões de trabalho prolongaram-se por 4 dias (QUI-1 a DOM-4-MAIO) repartindo-se as práticas entre o Dojo Murakami da Caparica e o Dojo Sede da ASP. O dia 2 de Maio foi dedicado à apresentação do número 2 da Revista Mon (www.cao.pt/mon/) e à discussão acerca das datas, conteúdos e prelectores do 1º Curso de Agentes de Ensino de Nível 1 da APAE-BUDO a realizar em breve. Os restantes 3 dias foram inteiramente dedicados à prática das Artes acima mencionadas.
O Estágio encerrou com um almoço de confraternização no Dojo Murakami da Caparica preparado pela D. Sabina Patrão (que, apesar dos seus 83 anos de idade, preparou e serviu com alegria uma refeição com produtos naturais a todos os intervenientes), e com a entrega de "Diplomas de Participação" constituídos por obras de artesanato fabricadas manualmente por João Geada, praticante da ASP.
É ainda digno de nota o facto de, apesar do altíssimo grau dos professores que orientaram este evento, ter sido o mesmo rigorosamente gratuito.
Estão pois de parabéns as três associações organizadoras deste evento - UBU, AJTP e ASP - com especial destaque para o Centro de Artes Orientais (http://www.cao.pt), que congrega os Dojo's Murakami-kai de Almada da ASP e que comemoram este ano 30 Anos de Actividade ininterrupta em prol do Karate-do Shotokai.