PROGRAMA TÉCNICO-PEDAGÓGICO DE EVOLUÇÃO DO PRATICANTE SEGUNDO O MÉTODO DE MESTRE TETSUJI MURAKAMI * PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS *
Notas Introdutórias:
O Programa Técnico-Pedagógico da ASP compreende 12 graduações(7 kyu + 5 Dan) que representam passos de evolução individual do Praticante.
Os 7 níveis (descendentes) de Kyu representam erros e limitações que o praticante vai eliminando enquanto se prepara para o Caminho do Karate (空手道 Karate-do) que se inicia realmente no 1º Dan, a 1ª das graduações ascendentes.
Embora o Karate-do seja geralmente praticado num Dojo, num grupo orientado por um Instrutor, este "Programa" não pretende ser um caminho unívoco; cada Praticante é um Indivíduo único, com um caminho próprio, dependente das suas condições físicas e mentais, da faixa etária, do contexto familiar, social, cultural, etc.; assim sendo, não faz qualquer sentido comparar graduações de praticantes entre si.
ao nível do Espírito心 (Shin)●: compreender e praticar os princípios de Ética e Respeito(礼儀 Reigi):
saudando o 上座Kami-za e e cuidando do道場Dojo, sempre, e sobretudo à entrada e à saída;
pelo 先生Senseie 先輩Senpai, e pelos restantes 個入Kohai- respeitando-os e sabendo colocar-se na devida posição e atitude, com humildade e espírito de permanente aprendizagem (呼吸Sho-Shin);
por Si Próprio, cuidando de praticar sempre purificação (浄化 Joka) mental para manter ideias límpidas e correctas;
ao Nível da Técnica技 (Gi)▲: compreender e praticar os Exercícios Preparatórios体操 (Taiso) na versão-base que foi legada por Mestre Tetsuji Murakami aos seus discípulos que:
seguem uma sequência bem determinada:
começando na parte superior do corpo (Jo) cabeça, pescoço e ombros;
passando depois pelo nível "intermédio" (Chu), braços e tronco;
e terminando no nível "inferior" (Ge) pernas e pés]
é suposto o Praticante (reforçando o que aprendeu na graduação anterior) :
ao Nível do Espírito 心 (Shin) ●: compreender e praticar os 3 princípios fundamentais:
第一教 天地(Dai-Ikkyo Ten-Ji), 1º Grande Princípio ↕ Verticalidade: relação e complementaridade entre o Céu(天Ten) e a Terra (地 Ji); compreensão da máxima de Mestre Murakami: "É preciso reflectir"
第二教剛 柔 (Dai-Nikyo Go-Ju), 2º Grande Princípio ↔ Progresso:Resistência/cedência:relação e complementaridade entre força/resistência 剛 (Go) e aceitação/cedência 柔 (Ju); compreensão da máxima de Mestre Murakami relativa ao progresso do praticante: "Mais longe, mais baixo"
第三教 合せ(Dai-Sankyo Awase), 3º Grande Princípioʘ - Empatia: relação e complementaridade entre o 丹田(Tanden) e a envolvente; compr. da máxima de Mestre Murakami "Um grande homem é capaz de dar a paz"
ao Nível da Técnica技 (Gi)▲: compreender e praticar (pelo menos o primeiro de) os3 Katas primordiaise técnicas associadas à compreensão dos mesmos:
Taikyoku-Shodan, (ver vídeos abaixo);
Taikyoku-Nidan;
Taikyoku-Sandan;
ao Nível do Corpo体 (Tai) ■: compreender as potencialidades e limitações do seu corpo psico-físico e energético e praticar o auto-controlo:
dos pensamentos inúteis/parasitas (1º contacto com 無心 Mushin - Ο)
da respiração (kokyu), da atenção/focalização (1º contacto com 残心Zanshin - ֍)
da dor (durante o movimento e durante a imobilidade, p.ex. em Seiza/Mokusu - Δ).
Kata: Taikyoku-Shodan
* 5º Kyu
Esta é a graduação que o Instrutor concede ao praticante que, tendo compreendido a nível básico os três princípios fundamentais e reconhecido e eliminado algumas das suas primeiras limitações, vai agora aprofundar o estudo da fluidez, da harmonia e da naturalidade.
é suposto o Praticante (reforçando o que aprendeu nas graduações anteriores):
ao Nível do Espírito (Atitude Mental)心 (Shin) ●:
saber baixar o 丹田(Tanden) mesmo quando (aparentemente) se eleva
saber avançar a energia 気(Ki) mesmo quando (aparentemente) recua
saber manter-se atento a várias direcções/adversários (pelo menos 8, Happo Undo) mesmo quando focalizado
ao Nível da Técnica技 (Gi)▲, compreender e praticar:
o Kata Heian-Shodan (ver vídeos abaixo) e as técnicas associadas à compreensão do mesmo
as técnicas de Kumite próprias de 5º Kyu, com ênfase na compreensão e prática de Maai e controlo dinâmico
em Kihon a capacidade de encadeamentos de várias técnicas
ao Nível do Corpo体 (Tai) ■:
desenvolver a coordenação e o equilíbrio
desenvolver a flexibilidade e a fluidez
compreender e praticar Kokutsu nos vários níveis físicos (cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés) e energéticos
Kata: Heian-Shodan
* 4º Kyu
Esta é a graduação que o Instrutor concede ao praticante que, tendo reforçado a compreensão dos três princípios fundamentais, aprofundado o estudo da fluidez, da harmonia e da naturalidade e reconhecido e eliminado mais algumas limitações, vai agora aprofundar o conhecimento (no seu corpo) de outras "armas", dos principais centros energéticos (chakras) e dos pontos vitais mais essenciais, bem como enfrentar desafios mais difíceis em termos de coordenação e controlo.
é suposto o Praticante (reforçando o que aprendeu nas graduações anteriores):
ao Nível do Espírito (Atitude Mental)心 (Shin) ●:
saber manter 残心Zanshin e reforçar o senso de concentração no 丹田Tanden sobretudo através da capacidade de permanência em Kiba-dachi e Seiza
aprofundar o estudo e compreensão da energia 気(Ki) nos vários centros energéticos (chakras - céu, 3º olho, garganta, plexo solar, tanden, solo) como pontos de origem e final das técnicas
aprender a "não envolver" 心 Shin (nas dificuldades inerentes) em gyaku-waza, ura-waza e morote-waza
ao Nível da Técnica技 (Gi)▲, compreender e praticar:
o Kata Heian-Nidan (ver vídeos abaixo) e as técnicas associadas à compreensão do mesmo, reflectindo em:
(Introdução à) importância da sequência 心技体 Shin-gi-tai (para a eficácia)
(Introdução à) importância de Ten-ken (a arma que aponta o céu) e Ji-ken (a arma que aponta a terra) o Dai-Ikkyo-no-Ten-Ji 天地;
(A compreensão dos) centros energéticos (chakras) secundários (céu, 3º olho, garganta, plexo solar, tanden, solo) como pontos de origem e final das técnicas (ex. sukui-uke, origem no solo)
(A importância e significado das) chaves de braços e das luxações do cotovelo
(A importância e significado dos) ataques e defesas em gyaku-waza, ura-wazw e morote-waza
o Kata Heian-Sandan (ver vídeos abaixo) e as técnicas associadas à compreensão do mesmo, reflectindo em:
Saber manterbaixo o 丹田Tanden (mesmo quando se sobe, retoma do tema da Heian-Shodan)
Saberfocar o adversário(seguinte)
Libertação de preensões (pegas) de mãos e do tronco (no final)
Manter o centro (evitar o "oco") mesmo durante os movimentos "circulares" (encadeamentos iniciais, fumi-komi, uraken, ushiro-zuki)
as técnicas de Kumite próprias de 4º Kyu, com ênfase na compreensão e prática de formas mais exigentes de 間合Maai e introdução a kihon 乱れ midare (apenas na versão tori)
em Kihon a capacidade de encadeamentos de várias técnicas
ao Nível do Corpo体 (Tai) ■:
desenvolver a resistência e a força psico-física
desenvolver a sensibilidade e a intuição (mesmo nas posições fortes e dolorosas)
compreender e praticar Kiba-dachi nos vários níveis físicos (cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés) e energéticos
Kata: Heian-Sandan
* 3º Kyu
Esta é a graduação que o Instrutor concede ao praticante que, tendo reforçado a compreensão dos três princípios fundamentais, aprofundado o estudo da fluidez, harmonia, naturalidade e coordenação, bem como o conhecimento das várias "armas" e centros energéticos (chakras) do seu corpo, e tendo reconhecido e eliminado mais algumas limitações, vai agora compreender e consolidar esses conhecimentos aprendendo a manter os princípios fundamentais em situações de confronto mais exigentes e técnicas (tachi e waza) mais complexas.
é suposto o Praticante (reforçando o que aprendeu nas graduações anteriores):
ao Nível do Espírito (Atitude Mental)心 (Shin) ●:
saber manter 残心Zanshin e reforçar o senso de concentração no 丹田 Tanden em situações de maior exigência ao nível da amplitude e da rapidez de execução,
aprofundar o estudo e compreensão da capacidade de projecção profunda da energia 気(Ki)
aprender a "não envolver" 心 Shin (nas dificuldades inerentes) a situações de coordenação e esforço mais elevados
ao Nível da Técnica技 (Gi)▲, compreender e praticar:
o Kata Heian-Yodan (ver vídeos abaixo) e as técnicas associadas à compreensão do mesmo, reflectindo em:
Ir à origem nas técnicas jodan-uke (primeiro encadeamento de ude+nagashi-uke e kakiwake)
Waza com origem 天 Ten (Juji-uke, mae-uraken)
Saber ir (directo) à origem te-uchi-waza e eliminar gestos parasitas (juji-uke, sequência de 2 shuto-uke jodan)
Saber atacar "de cima para baixo" em keri-waza (yoko-geri, mae-geri) usando o 丹田 Tanden
Saber atacar "de baixo para cima" em keri-waza (hiza-geri) mas baixando sempre o 丹田 Tanden
o Kata Heian-Godan (ver vídeos abaixo) e as técnicas associadas à compreensão do mesmo, reflectindo em:
Definição fluida sem eliminar essência
Princípio de resistência (Go em kokutsu-dachi) e (só depois) avanço (para zen-kutsu-dachi)
Compreender ten-no-tanden-juji-uke-gedan (levando a energia do céu 天 Ten para a origem 丹田 Tanden) e tanden-no-ten-juji-uke-jodan (buscando a energia na origem 丹田 Tanden e elevando-a para o céu 天 Ten)
Sentir a espiral 天地 Ten⭨Ji (3º movimento inicial pª Heisoku-dachi e após Jodan-juji-uke)
Revisitar senso de ataque "de cima para baixo" em keri-waza (aori-geri dirigido ao plexo-solar)
Saber usar o Ki a partir do 丹田 Tanden (haishu) e evitar o movimento circular (saber entrar/penetrar em vez de desviar)
Compreender 天地 Ten-ji em tobi-waza⭎ e ao poisar⭏; saber poisar com ambos os pés em simultâneo ⮇
Retomar, nos últimos movimentos do Kata
a compreensão da "definição fluida sem eliminar essência" (em Hiki-te) e de tanden-no-ten-nagashi-uke (buscar desde a origem)
o senso de espiral 天地 Ten⭨Ji
as técnicas de Kumite próprias de 3º Kyu, com ênfase na compreensão e prática de formas com maior amplitude e rapidez e consolidação de 乱れ midare (na versão completa embora ainda com um único adversário)
em Kihon a capacidade de execução de encadeamentos de várias técnicas com maior amplitude
ao Nível do Corpo体 (Tai) ■:
desenvolver a nível mental a capacidade de "ir mais longe, mais baixo" e a nível físico a flexibilidade dinâmica
aprender a controlar melhor a respiração (呼吸 kokyu) em situações mais exigentes (como 乱れ midare prolongado)
compreender e praticar tachi mais avançados (o-dachi, shiko-dachi, neko-ashi-dachi) sem perder os princípiops e sem esquecer os vários níveis físicos (cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés) e energéticos
Kata: Bassai-Dai
* Katas a executar nas sucessivas graduações de Dan